O que acontece no seu corpo quando você toma Coca-Cola?

O farmacêutico do Reino Unido listou os efeitos da bebida no organismo

Publicado em 11/12/2015

O farmacêutico Niraj Naik fez um esquema de como a Coca-Cola – ou qualquer outro refrigerante que tem cafeína – age no corpo nos primeiros 60 minutos após a ingestão de 350 ml do produto, o equivalente a uma lata. 
Veja o que acontece no corpo, após:

10 minutos
Você ingere, em média, 10 colheres de chá de açúcar, o que equivale a 100% da quantidade diária recomendada por nutricionistas. Inclusive, você só não vomita todo esse açúcar porque o ácido fosfórico mascara o seu sabor.

20 minutos
Uma explosão de insulina atinge seu corpo, pois nesse momento acontece o pico de açúcar em sua corrente sanguínea. O seu fígado tenta transformar toda essa quantidade em gordura.

40 minutos
A absorção da cafeína está completa. Com isso, suas pupilas se dilatam, sua pressão arterial sobe e os receptores de adenosina de seu cérebro são bloqueados, o que impede que você tenha sono.

45 minutos
O pulo do gato está aqui: é neste momento que seu corpo aumenta a produção de dopamina, o que estimula os centros de prazer do seu cérebro.

60 minutos 
O ácido fosfórico “prende” o cálcio, o magnésio e o zinco no seu intestino grosso, provocando um aumento em seu metabolismo. Começa a função diurética da cafeína, fazendo você realmente ter vontade de fazer xixi. Você também vai eliminar o cálcio, o magnésio e o zinco que deveriam ir para seus ossos, junto com água e sódio.
Você pode se tornar mais lento e mais irritado.

 

Imagem destaque: via