Kaspersky encontra vírus disfarçados com temas de Natal e Black Friday

O objetivo dos criminosos é clonar cartões de crédito e alterar dados de boletos bancários

Publicado em 09/11/2015

As festas de final de ano estão chegando, assim como a temporada de grandes promoções online, e por isso já vemos diversas mensagens natalinas e banners de Black Friday. Mas algumas delas podem ser falsas, espalhadas pela web por criminosos que tem como objetivo aplicar golpes nos usuários. 

A empresa Kasperskay identificou alguns ataques de malware e phishing que, segundo a empresa, instalam programas via e-mail e propagandas em geral para clonarem cartões de crédito e alterarem dados de destinatário dos boletos bancários e transferir valores a contas de criminosos.

Os dois principais temas que começaram a ser utilizados pelos criminosos desde o começo de novembro até o momento, foram mensagens natalinas, com links que fazem o download de programas para alterar boletos, e banners de promoções que levam a sites idênticos a um site legal, mas que está repleto de phishings oferecendo produtos caros por menos da metade do preço com o objetivo de clonar cartões de crédito.

Dicas de Proteção Online
 
1. Fique atento e desconfie de anúncios com preços super baixos oferecidos através de e-mail ou redes sociais;

2. Caso receba alguma propaganda via e-mail ou rede social, acesse o endereço da oferta em uma nova aba do navegador sem clicar no link direto;

3. Cuidado com notas fiscais eletrônicas após a compra, pois elas podem conter malwares;

4. Realize uma busca das avaliações sobre a loja em que vai comprar em sites como o Reclame Aqui antes de fechar a sua compra.