Impressora 3D funciona direto do seu smartphone

Equipamento é compatível com aparelhos que rodam Android ou iOS

Publicado em 11/10/2017
Impressora e kit T3D

Comprar uma impressora 3D já não é mais um sonho inacessível. O mercado oferece inúmeras opções com bons preços e design cada vez mais compacto. Um modelo feito para celular é a novidade da vez. A T3D é uma impressora 3D multifuncional que funciona diretamente pelo smartphone ou tablet. É possível imprimir usando material colorido e a leitura é feita com um scanner de 360º, o que traz maior fidelidade de detalhes aos projetos.

Para usar a impressora basta configurar o projeto no app próprio da T3D e depois posicionar o smartphone ou tablet na base para começar o processo de leitura. O equipamento é compatível com aparelhos que rodam sistemas Android ou iOS, e oferece ainda conexão Bluetooth e serviço de armazenamento na nuvem.

O gadget também é compatível com os principais softwares de projetos em 3D como Autodesk, SketchUp, Blender e ainda modelos pré-testados pela empresa no app.

Na hora de construir o seu projeto o usuário também conta com um  scanner em 360º (necessário acoplar uma base rotatória) que aproveita a câmera do próprio smartphone, sem depender de desktops. O resultado é um protótipo com tamanho máximo de 1033,6cm³ (160 x 85 x 76mm) para tablets e outro de 684,8cm³ para smartphones (106 x 85 x 76 mm).

A impressão é feita com uma resina própria em múltiplas cores (amarelo, vermelho, verde, azul, preto, branco e transparente). Para identificar o nível de carga, é só conferir diretamente pelo app. 

T3D é compacta, capaz de ser transportada em uma mochila com dimensões de 255 x 182 x 194 mm e peso de 0,9 kg. O preço do kit multifuncional (impressora 3D, kit scanner com base especial e seis diferentes resinas coloridas) é de 749 dólares (cerca de R$ 2.342 em conversão direta). Por mais 25 dólares (R$ 78), o equipamento pode ser entregue no Brasil. 

Capa: Divulgação/T3D