7 Computadores em 1! Máquina super potente custou 30 mil dólares

Além de rodar jogos de alto desempenho as tarefas são executadas de modo bem leve

Publicado em 08/01/2016

Ter dinheiro suficiente para montar um super computador gamer com certeza é o sonho de qualquer jogador. Mas pensou em ter 30 mil dólares (aproximadamente 120 mil reais) para escolher os melhores componentes de hardware que existem e montar o computador dos sonhos?

O canal LinusTechTips do YouTube mostrou que é possível fazer muito mais com a alta quantia, e montou nada mais nada menos que sete máquinas em um único gabinete, todas elas capazes de rodar games super pesados e executar as tarefas gerais dos sistemas operacionais (internet, documentos eletrônicos, etc).

A super máquina é composta pelos seguintes componentes: 

  • 2 Processadores Intel Xeon E5 2697 V3
  • 8 Memórias RAM: Kingston 32 GB ECC RAM 
  • 8 SSDs Kingston KC400 com capacidade de armazenamento de 1 TB Business 
  • Software Lime Technology unRAID Server Pro Software
  • 7 Monitores Acer Predator X34 21:9 Gaming Monitor 
  • 7 Placas de vídeo AMD R9 Nano 
  • Placa-mãe ASUS Z10PE-D8 WS
  • Fonte EVGA T2 1600W
  • Gabinete Caselabs Mercury S8
  • Resfriamento: Water Cooler EKWB

Para conseguir dar conta de rodar sete máquinas virtuais ao mesmo tempo, os dois processadores Xeon E5 2697 V3 integrados na arquitetura são equipados com 14 núcleos que rodam em até 3,6GHz em modo turbo. E se ativado o Hyper-Threading, é possível somar mais quatro núcleos para cada máquina virtual totalizando mais 28 núcleos no super PC. Geralmente esse processador é utilizado em servidores de alto desempenho.

A placa mãe ASUS modelo ATX é perfeita para acomodar 8 pentes de memória RAM ECC totalizando 256GB, sendo 32GB para cada máquina. Além disso, os 8 SSDs Business com 1TB de armazenamento não só dão conta de guardar todos os sistemas operacionais, mas de executar todos os programas de maneira soave.

A equipe optou por utilizar a placa de vídeo R9 Nano, por ser o único modelo capaz de exigir 175W de energia quando em funcionamento com outras seis placas iguais. Todas elas são suportadas por uma fonte de alimentação com 1600w.

Se um processador voltado para computadores gamers já aquece o suficiente para que um jogador com cooler de baixa qualidade coloque um ventilador do lado do gabinete para ajudar na refrigeração, imagine dois processadores de alto desempenho sendo executados ao mesmo tempo? Por isso a equipe do canal LinusTechTips optou pelo resfriamento líquido personalizado, permitindo que sejam executadas as sete máquinas gamers com o FPS acima de 60 quadros por segundo, dentro de um gabinete monstruoso da Caselabs, o Mercury S8.

Para quem ainda cobiça o monitor dos sonhos, foram utilizados sete Acer Predator X34 de 34 polegadas com tela IPS curva e resolução UltraWideQHD (2560x1440 pixels), além do alto falante de 7w e taxa de atualização de até 100Hz.

Gostou? O alto investimento para a montagem dessa super máquina foi apenas um desafio da equipe Linus para mostrar o quanto a tecnologia no mundo da informática evoluiu, mostrando que é possível explorar ainda mais o ramo. 

Confira o vídeo do canal LinusTechTips mostrando o passo a passo de como a máquina foi montada.